Como conquistar clientes de polimento técnico e vitrificação de pintura.

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Conquistar clientes de polimento técnico, passos da jornada do cliente.
Conquistar clientes de polimento técnico, passos da jornada do cliente.

Conquistar clientes de polimento técnico e vitrificação depende de vários conhecimentos específicos que você precisa ter além de realizar um excelente polimento técnico e uma vitrificação perfeita.

Basicamente para conquistar clientes de polimento técnico e vitrificação você deve seguir o passo a passo que existe para a conquista de qualquer cliente. A estrutura simples de conquista de clientes pode ser chamada de jornada do cliente. Contudo para esta área especifica de estética automotiva há pontos chaves que devem ter mais atenção para você se tornar um profissional diferenciado dos demais.

O polimento técnico, lavagem técnica e a vitrificação de pintura não é um item de primeira necessidade. E por isso o trabalho de marketing para estes serviços devem ser mais elaborados. Simplesmente colocar uma placa, ou apresentar uma oferta do seu serviço não vai funcionar com eficiência.

No ramo de estética automotiva é fundamental traçar uma estratégia personalizada para atrair, educar e transformar consumidores, antes distraídos, em clientes engajados.

Segue os 5 passos da jornada do cliente em resumo para uma estética automotiva:

Descoberta

O cliente tem um problema e não sabe que tem o problema ou não tem a mínima ideia de qual é a solução. Assim como um problema de saúde, a descoberta da doença, o mais rápido possível, é urgente.

A descoberta da maioria dos problemas relacionados à estética do seu carro também precisam ser descobertos e tratados com máxima urgência.

Contudo para que a descoberta do cliente não seja demorada você sempre terá o papel social de poder ensinar e instruir as pessoas até mesmo antes de se tornarem seus clientes. Este é o primeiro passo da jornada!

Dentre os problemas citamos as causas mais comuns para a área de estética automotiva:

  • Lavagem incorreta – Em muitos lava jatos a lavagem do carro estraga a pintura gradativamente. O cliente sem saber acaba vendo este problema tarde demais. Devido à inúmeras lavagens o carro tem sua pintura sem brilho e um aspecto apagado.
  • Polimentos muito abrasivos – Polimentos pontuais, e polimentos com equipamentos inadequados podem queimar a pintura do carro. Em casos bem severos não há reparos sem uma nova aplicação de tinta.
  • Escolha de produtos – Desde a lavagem técnica até a vitrificação, passando pelo polimento, é de suma importância a experiência do profissional para a escolha dos produtos adequados. O fator econômico aqui é também determinante para um bom serviço, porque pelo desconhecimento de algumas facilidades tecnológicas o lavador de carro usa muito a força bruta, economizando no produto.
  • Aplicação do vitrificador – O ambiente isolado, as condições climáticas e a limpeza dos panos, bem como o mapeamento de espessura de verniz fazem parte de uma boa aplicação de vitrificador. Muitas vezes várias regras não são devidamente observadas. Assim o carro pode apresentar contaminações que diminuem a qualidade de qualquer serviço de polimento.

Desta forma, quando o cliente descobre a causa, passa entender mais sobre as soluções que não funcionam e passam e optar pelo serviço correto, mesmo tendo um ticket médio mais alto. Eles descobrem que o barato pode sair muito caro e que um serviço de qualidade é a maneira mais inteligente de manter o carro mais bonito e por mais tempo.

Aprendizado

Naturalmente o cliente vai pesquisar sobre os interesses dele, na descoberta através de um problema comum que atinge a maioria das pessoas o cliente poderá ser informado mais sobre as causas, os problemas e as soluções.

Na era da informação o cliente vai procurar uma fonte confiável de conteúdo. Com tantos canais de informação as redes sociais são uma arma poderosa para te fazer conhecido. Após isso, a sua ajuda voltada ao cliente é através de conteúdos de qualidade até que a confiança dele em seus conhecimentos faça de você uma escolha obvia.

Solução do problema

Seu cliente confia em você, e agora ele tem um problema no qual você tem uma solução especializada. Mesmo assim ele vai pesquisar o preço da sua concorrência. Nesta hora é importante você ter todo o leque soluções da área de polimento técnico e utilizar os melhores vitrificadores do mercado. A garantia estendida do serviço sempre será um diferencial na hora de decidir.

Decisão de compra

Esta é a hora que os especialistas chamam de fundo de funil. O cliente conhece sobre o assunto, sabe que tem a necessidade, já confia em autoridades no assunto e tem o problema para ser resolvido. A única coisa que pode tirar o fechamento das suas mãos é estar com seu preço incoerente com o mercado. Além disso a experiência de compra deve ser constante, sempre com um padrão vencedor de atendimento. Ir direto ao ponto e fazer somente que o cliente quer é o básico, para ser melhor você precisa fidelizar o cliente sempre entregando mais do que o combinado.

Fidelização do cliente

São os clientes recorrentes que dão sustentabilidade para qualquer negócio. O cliente mandou para você um carro para um tratamento completo. A grande oportunidade de validar todo o conteúdo que você criou é aqui. A validação de você mesmo não é feita sem a opinião sincera de alguém. O depoimento de um cliente é a verdade, doa a quem doer.

É melhor que a dor seja da concorrência.

Desta forma, plante um excelente serviço de polimento técnico, e até de uma simples lavagem, para que a experiência seja digna de ter a fidelidade do cliente. Assim naturalmente os depoimentos vão aparecer nas redes sociais fazendo de você cada vez mais conhecido no mercado.

Conclusão

Conquistar clientes de polimento técnico além de ser um trabalho de instrução e educação para o assunto é também um trabalho e construção de networking.

Quando fidelizados, seus clientes podem se tornar grandes defensores e promotores da sua marca.

A tendência do seu negocio irá melhorar a longo prazo. E em um curto prazo novos clientes poderão ser adquiridos por meio de indicações de clientes fidelizados.

Autor do Artigo: Maxim
Há mais de 27 anos treinando pessoas para o mercado de trabalho.

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